Como medir o PH e Alcalinidade de sua piscina

Como medir o PH

O Ph ou potencial hidrogênico é a medida utilizada para se indicar os níveis de neutralidade e acidez da água. O controle de Ph é utilizado para fazer o controle de água, como em estações de tratamento, água de consumo e no nosso caso, a importância do Ph é para o tratamento da água utilizada nas piscinas.

Os métodos utilizados para medição de ph em piscinas são geralmente os kit de reagentes, onde possuem parte para medição de ph e parte para medição do cloro ativo na água.

Na medição do kit convencional, é importante verificar no kit qual a quantidade de reagente utilizado, esse valor varia entre as marcas.

Com o kit em mãos é necessário lava-lo com a água que ira realizar o teste. Após lavar preencher de água até o nível indicado, e assim colocar os reagentes indicados pela marca para ph e cloro respectivamente.

Após a medição, a água que foi inserida o reagente, ela ira alterar a cor, e assim indicar a no próprio kit os níveis.

Níveis de PH:

6.8 à 7.2 – Ph baixo

7.4 à 7.6 – Ph Ideal

7.8 + – Ph alto

 

Como medir a alcalinidade

A alcalinidade é um parâmetro importante para água da piscina, pois ajuda no equilíbrio do pH. os níveis ideias de alcalinidade para serem mantidos no tratamento químico de uma piscina são entre os níveis de 80 e 120ppm (partículas por milhão). Dessa forma, os produtos químicos terão melhor rendimento, maior eficiência e maior conforto dos banhistas.

A medição da alcalinidade é realizada a partir de 1 indicador e 1 titulante (nome das soluções utilizadas para a analise).

Para realizar a medição, recolha no tubo cilíndrico 25ml de água da própria piscina e faça a lavagem do cilindro com a mesma.

Após adicione 3 gotas do indicador, e agite para a solução ter uma reação com a água e assim acontecer uma mudança de coloração. Caso a coloração da água for uma cor rosada ou amarelada, a alcalinidade da água esta zerada, ou em níveis bem baixo, necessitando a reposição de alcalinidade por imediato.

Caso a cor mude para um azul esverdeado, adicione cuidadosamente o titulante. Uma gota por vez contando-as, até que a cor da água se torne rosada ou amarelada.

O número de gotas que foram inseridas no recipiente, indica o nível de alcalinidade de sua piscina, seguindo os seguintes níveis.

de 0 a 5 gotas – Muito baixa

de 6 a 7 – Baixa

de 8 a 12 – Ideal

12 + – Alta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de Compras

WhatsApp chat